Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 90 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

domingo, 21 de março de 2010

Alfazema

Alfazema
( lavandula officinalis )
É outra plantinha aromática e muito usada na medicina caseira.
Um cházinho das flores de alfazema acalma as célebres cólicas dos recém nascidos.
Ela é tônica, anti-séptica, calmante, digestiva, carminativa, antibacteriana e antiespasmódica.
É indicada ainda, no reumtismo, nervoso, insônia, vertigens, inapetência, má digestão, asma, faringite, depressão, cistite e prúrido vaginal.
Usa-se muito também em sachês para perfumar as roupas nos roupeiros ou nas gavetas e ainda na confecção de travesseirinhos que se colocam nos berços dos nenês para terem um soninho tranquilo.

Um comentário:

Lilá(s) disse...

Sempre a encantar a alfazema, não resisto quando vou ao campo trago comigo um raminho, linda a flor olhada em pormenor. Adorei esta postagem.
Bjs