Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 90 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Citronela


Enquanto a próxima tela está à caminho, vou colocando algumas fotos. Esta se refere a uma pequena plantação de Citronela, no sítio da lagoa. É um vegetal muito útil pois pelo simples fato de se plantar próximo à residência, os mosquitos não chegam perto e por conseguinte não nos incomodam. O óleo essencial de citronela é muito usado na fabricação de velas, e repelentes. Até mesmo o uso de algumas folhas adaptadas aos aparelhinhos repelentes já são suficientes para espantar os mosquitos. Sei que não é um post interessante, mas sempre é bom saber que todo o esforço que se faça em prol da prevenção da saúde é compensatório. Este recanto por exemplo, deu trabalho para o plantio, para a poda quando se faz necessário e ainda o cuidado para que cobras não se aninhem nas moitas, que são preferidas pelas cobras corais.

6 comentários:

Zilani Célia disse...

OI MARIETA!
LEGAL A CITRONELA DAR ESTA PROTEÇÃO CONTRA OS MOSQUITOS, PRINCIPALMENTE POR NÃO SER PRECISO USAR REPELENTES NÉ AMIGA?
ESTOU ESPERANDO TEU TELEFONEMA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

✿ chica disse...

Que legal e esse perfume dela é maravilhoso! Mas cobras? Xiiiiiii, me pelo de medo!rs

Um beijo,tudo de bom,chica

Vivian Fernandes de Goes disse...

Bom dia,Querida Marieta!!

Não sabia que só o fato de ter esta planta perto já afastava os mosquitos!!! É bem útil...mas não iria gostar da companhia das cobras...rsrs
Que dúvida cruel!rs

Beijos e meu carinho!!!

Lilá(s) disse...

Já ouvi falar na citronela mas, penso que não conheço! talvez por aqui exista com outro nome!
Bjs

Zilani Célia disse...

OI MARIETA!
VOU ARRISCAR COLOCAR AQUI ESTE RECADINHO, MAS, COMO VISTE O OUTRO ACHO QUE VERÁS ESTE TAMBÉM.
SABES QUE TENHO UM FILHO QUE MORA FORA E VEM PARA CÁ, SENDO ASSIM NESTE FINAL DE SEMANA, IMPOSSÍVEL, MAS PODEMOS COMBINAR PARA A SEMANA QUE VEM, TAMBÉM ACHO QUE A CHICA ESTÁ ÁS VOLTAS COM O FILHO QUE DEVE CHEGAR NESTE FINDI PELO QUE VI NO BLOG DELA, ASSIM QUE PARA QUE DÊ TUDO CERTO, MELHOR NA SEMANA QUE VEM, ESTÁ BOM PARA Ti?
TENTA FALAR COM A CHICA E DEPOIS ME DIZ.
VOU TE DAR MEU TELEFONE CONVENCIONAL, 51 30288302, SE QUISERES ME LIGA,A TUA FILHA DEVE TER TAMBÉM, AÍ FICA MAIS FÁCIL.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Valéria disse...

Olá, Marieta!

Adoro o cheirinho da citronella. E saiba que é um post interessante, sim. Tudo o que escreveu a respeito dessa planta é verdade e todos deveriam tê-la no quintal. Outro dia, fui mexer nas folhas, arrancar as que estavam feias e me dei mal. Fiquei com uma alergia horrível no braço. Custou a passar.
Adorei a foto e suas doces palavras.
Beijos pra você e Ayres da amiga, Valéria S. Dantas Lopes.