Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 91 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A CAVALGADA DAS VALQUIRIAS





A CAVALGADA DAS VALQUIRIAS

Esta tela, pintei com muito prazer, à pedido de meu ainda genro, na época.
Sinto-me feliz em saber que dr. Ruy ainda a conserva, segundo minha neta Milene afirmou.
Hoje, escutando a ópera de Wagner, conhecendo a história da Cavalgada das Valquirias e analisando-a, acho que ficou muita coisa a dever, na tela. Deveria ter colocado mais valquirias, não somente duas, muito embora a Brünnhild , carregando o corpo de uma mulher em vez de um guerreiro, é a que mais se salientou na mitologia nórdica.
Nós mulheres, temos um pouco de Brünnhild que nos impele a enfrentar e vencer os reveses que por vezes se deparam em nossa vida.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Minha criação



Minha criação

Certa tarde, retornava da praia e como sempre acontecia, parei o carro no alto de uma colina para apreciar a minha Araranguá ,emoldurada pela serra Geral . O por de sol se fazia presente com nuvens que pareciam engolir o sol que já estava para se esconder, foi quando me transpus em imaginação para o alto da serra querendo ficar mais perto do esplendor da tarde que se despedia.
Não esqueci aquele momento, que passa tão rápido e transportei para tela o espetáculo que me inspirou.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Minha criação!



Minha criação !

Não sei se já vi esta paisagem ou se sonhei com ela.
Ficava no alto de uma colina, com um gramado e árvores completando a beleza do lugar.
O que mais me chamou a atenção foram as sombras que se sobressaiam na relva realçando ainda mais o colorido da paisagem. Uma bela residência se destacava pelo seu estilo que se assemelhava a um castelinho, toda branca com as aberturas escuras. Deveria ser o lugar ideal para se fixar moradia.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Neve nos Alpes





















Minha primeira tela

Principiei a pintar muito cedo, era uma garota de 12 anos. Interna num colégio de freiras fiz amizade com uma freira suiça, minha professora de francês .Chamava-se Irmã Cecília, e foi minha incentivadora uma vez que conhecia meu potencial em desenho.
Ela recebia muitos cartões bonitos da Suíça, sua terra natal. Escolheu dois e disse para eu começar a pintar. Optei por um postal onde predominava a neve.
Aumentei o desenho para uma tela 50X70 de dimensão e me pus a trabalhar.
O que consumi de tinta branca não consigo me lembrar, mas sei que foram muitos tubos e meses de trabalho, já estava quase desanimada quando percebi que algo estava se sobressaindo, as sombras se delineavam bem melhor e o branco era mais branco, não havia mistura de outras tonalidades.
Enfim, terminei minha primeira obra, que na avaliação da Irmã Cecília ,ficou uma linda obra me tornando assim uma pintora autodidata.

Praia de Jericoacoara no Ceará























Praia de Jericoacoara


O céu continuava envolto em pesadas nuvens que aos poucos iam se rasgando dando vazão à água nelas contida. Vários barcos já estavam atracados ao largo e seus pescadores estavam repartindo o produto obtido durante o dia de trabalho. Ao longe uma duna montava guarda à praia quase deserta, dando à paisagem um toque de calma e segurança o que me levou a passar para uma tela tão linda imagem.
Esta é a praia de Jericoacoara , no Ceará.

Praia do Preá no Ceará























Praia do Preá

Densas nuvens anunciavam chuva próxima . Grossas gotas começaram a cair sobre a areia aquecida pelo sol escaldante da manhã e logo a praia ficou alagada. Aproximava-se apressado, um pescador com seus carros de bois que conduziam o produto do seu trabalho.
A silhueta da caravana refletida na água da praia deixou-me perplexa tamanha a nitidez da imagem.
Como sou apaixonada por marinhas, senti logo que a paisagem deveria ir pra a tela.
Esta é a Praia do Preá, no Ceará.

Flor de Lotus






















Flor de Lótus

Admiro todas as flores da família das ninfáceas, porem a flor de lótus é a que mais me toca.
Germinando em águas lodosas quando desabrocha, exibe toda sua beleza nas flores de uma alvura imaculada.
Por isso pintei esta tela e a presenteei à minha filha Beatriz.