Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 91 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SUCUPIRA





Lindo arbusto!
Floração de um colorido vibrante, digna de local de destaque num jardim. Mas ela não é só decorativa, não.Suas propriedades terapêuticas são muitas.
Sob a forma de chás, é usada para combater artrite, artrose, asma, gastrite, ácido úrico, roquidão, sífilis e ainda é anti-cancerígena combatendo as inflamações de útero e ovário. Para preparar o chá, usa-se a semente que requer muita força para ser quebrada, pois no seu interior é que se encontra o princípio ativo na forma de uma resina.
O tronco da sucupira é usado como madeira na construção civil e a casca é usada na forma de extrato fluido e tintura.
E como esta, muitas plantas e ervas existem de grande importância pra a medicina caseira.
Enfim, a natureza é pródiga com o ser humano e este muitas vezes não reconhece sua generosidade e a degrada a tal ponto de devastá-la fazendo desaparecer da face da terra os meios naturais para a saúde, que Deus nos legou gratuitamente.
Vamos trazer de volta à natureza, árvores já quase em extinção, plantando-as e tratando-as com carinho. Vamos nos unir e trabalhar para que futuras gerações reconheçam o erro praticado mais por ganância do que por ignorância.

Um comentário:

Lilá(s) disse...

Está visto, vou ter que viajar até ao Brasil, a variedade de árvores e flores é tão grande e diferente que me encanta! o problema neste momento é o tempo, disponho apenas de um mês de férias o que me parece pouco...mas é um dos meus destinos agendados na primeira oportunidade. Que linda me parece esta árvore!
Bjs