Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 90 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

sábado, 20 de março de 2010

Pastoral da Saúde

Pastoral da Saúde
Quero falar agora, sobre algo que muito me atrai, a Pastoral da Saúde.
É um procedimento voluntário, feito com o intuito de atender a todos, indistintamente, sendo que a prioridade é para os mais carentes.
Somos uma equipe de dez senhoras que nos reunimos semanalmente numa sala, nas dependências da Matriz N.Sra.Mãe dos Homens padroeira da nossa paróquia.
Atendemos pessoas que nos procuram para solicitar ervas, tinturas, chás, xaropes, pomadas para amenizar seus sofrimentos e também para limpeza de ouvidos , muitas vezes recomendadas por médicos otorrinos.
Ministramos tambem mini-cursos, nas comunidades carentes, sobre ervas, seus usos e plantios bem como o modo de fazer infusos, decotos, pomadas e xaropes e ainda primamos pelo ensino de noções básicas de higiene pessoal , da casa e do pátio, o que a maioria deconhece.
Não sei se já estiveram numa comunidade carente, de pobreza mesmo, ver aquelas pessoas sem ânimo para coisa alguma sem sequer vislumbrar uma perspectiva de vida melhor.
Procuramos assim, levar-lhes algo do que sabemos e com amor, ensinar-lhes o essencial para que possam viver mais condignamente.
Deixamos com elas as ervas para as receitas básicas contra colicas infantil, mentruais, dores de cabeça, ouvido, garganta, barriga e ainda contra a verminose.
É muito gratificante a gente ver a satisfação que elas sentem quando terminamos e cursinho e prometemos voltar mais vezes.

Um comentário:

Lilá(s) disse...

Olá Marieta !
Nem imagina o quanto fiquei feliz por encontrar o seu blogue, perdi o endereço e não o encontrava. Adoro os seus comentários no meu blogue é como se alguém conhecido estivesse a falar comigo. Obrigada amiga pela alegria que me tem dado. Agora voltarei sempre.
Um grande beijo