Quem sou eu

Minha foto
Araranguá, Santa Catarina, Brazil
Sou uma pessoa que apesar de meus 90 anos,recém feitos, estou sempre querendo aprender mais e mais. Agora que a tecnologia nos oferece meios cada vez mais eficazes, deixo que minha imaginação sorva tudo o que de bom e possivel para meu aprendizado. Acompanhando tantos blogues lindos arrisquei, com ajuda de meu neto Artur, a compor um no qual exponho minhas telas à óleo. Sou autodidata e pinto desde meus 12 anos. Outro hobby é o cultivo de orquídeas as quais requerem cuidados especiais tomando muito tempo, mas que me dão um prazer indescritivel na época da floração. Dedico ainda algumas horas semanais a um trabalho voluntário na Pastoral da Saúde, onde se ensina o uso de fitoterápicos como medicação alternativa. E assim vou levando a vida, este dom maravilhoso que Deus nos legou, de um modo saudavel, alegre e feliz na companhia de meu sempre amado e dedicado esposo com o qual estou casada há 69 anos e de nossos filhos, netos e bisnetos muito amados.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Bardana

Bardana
(arctium lappa)

Esta planta conhecida popularmente como "carrapicho de carneiro" não é muito atraente mas possue várias propriedades medicinais.
Ela é : adstringente, antiescorbútica, anti-séptica, bactericida, colagoga, colerética, fungicida, ciatrizante, alem de muitas outras propriedades.
Tem larga aplicação na medicina caseira. Acalma a dor e a tumefação provocada pelas picadas de insetos, nas afecções do trato genital, na anemia, artrite, na bronquite crônica, nos cálculos urinários, nas cólicas biliares, na cicarizção de feridas e ulcerações, como estimulante do couro cabeludo, protegendo-o contra queda de cabelos e ainda sua decocção ou seu extrato oléico são usados em xampus, tônicos capilares, cremes e loções para peles eleosas e várias outras aplicações.
Utilizam -se suas raízes somente depois de adquirirem 1 ano de idade.
Suas folhas, sementes e flores secas tambem são utiizadas na forma de chás.
É muito usada ainda na culinária.
As raízes cozidas, em ensopados e feijão. As folhas são usadas como verdura.
Assim são nossas ervas, riquíssimas em suas propriedades nutritivas e de um valor inestimavel.

Um comentário:

Lilá(s) disse...

Conheço a planta mas desconhecia as suas propriedades, por aqui penso ser esta a altura do ano em que ela começa a florir.
Bjs